Moda sustentável – O futuro é agora:

Novo Conceito de Loja Benneton

 

Gostamos de partilhar notícias de marcas com propósito que espelham a preocupação de contribuir para o bem-comum que a re.store também preserva: o Planeta!

 

Desta vez, damos nota da nova loja da United Colors of Benetton que abriu portas em Florença com um novo conceito onde a sustentabilidade é a rainha. Este espaço destaca-se pela utilização de diversos materiais ecológicos e consumos energéticos otimizados e reduzidos, através da utilização de novas tecnologias de IA (Inteligência Artificial). É com este conceito disruptivo – característica intrínseca ao ADN da marca – que a Benetton pretende ser uma referência de retalho do futuro!

 

Esta nova abordagem, com base em recursos sustentáveis e materiais ecológicos, visa uma diminuição do impacto ambiental da sua atividade no planeta e resulta de um forte investimento em investigação e inovação por parte da marca.

 

«Esta loja é um conceito único em todo o mundo, estudado para dar início a uma nova fase da nossa empresa», afirma o administrador-delegado do Benetton Group, Massimo Renon. «Benetton sempre fez escolhas corajosas e de vanguarda do ponto de vista do impacto social. Continuaremos a fazê-lo com cada vez mais determinação e convicção»

 

Materiais como cascalho do rio Piave, restos de madeira das faias derrubadas pela tempestade de Vaia e tinta mineral com propriedades antibacterianas e anti bolores, são alguns dos materiais de destaque que compõem este espaço com 160m2. É de destacar também os interiores, confecionados com materiais criados pela integração de resíduos da indústria têxtil, nomeadamente botões usados, misturados com hidrorresina, que se tornaram plataformas perimetrais e bases dos expositores.

 

A Benneton conseguiu assim diminuir em 20% o consumo energético que seria expectável numa loja tradicional, possível através da utilização de sensores, da inteligência artificial e da análise de dados, combinados num sistema que maximiza a eficiência energética dos pontos de venda.

 

Mas não é só a loja que é sustentável, a roupa também! O consumidor eco-friendly poderá encontrar peças de vestuário sustentáveis em algodão orgânico, reciclado ou BCI (Better Cotton Initiative), poliamida reciclada e fibras naturais como o linho e outros materiais sustentáveis. Também o saco disponibilizado pela loja para os clientes levarem os produtos é de algodão orgânico, lavável e «infinitamente reciclável» ou de papel de florestas FSC (Forest Stewardship Council).

 

Para a re.store, é gratificante poder partilhar os bons exemplos inspiradores de ‘marcas que marcam’ e que têm uma responsabilidade acrescida como agentes de mudança, dada a sua exposição no palco mundial dos consumidores. Enquanto marca com propósito, procuramos diariamente disseminar a nossa mensagem junto da nossa Tribo e contribuir para a consciencialização coletiva quanto à necessidade de mudança de hábitos de consumo. E, quem sabe se, da próxima vez que for às compras, não encontrará um membro da nossa Tribo com um saco re.store?

 

Com pequenos gestos, fazemos a diferença!